Aumente o engajamento de sua loja virtual no Instagram

Saiba o que os clientes de sua loja virtual esperam do seu negócio consultando a fonte mais confiável: o seu público!

As redes sociais são um ótimo cenário para desenvolver a presença estratégica de sua loja virtual. Caso o seu objetivo seja ganhar visibilidade e possuir uma presença cada vez mais relevante no ambiente online, o Instagram pode ser o canal perfeito para a implementação de estratégias para o seu negócio.

Consideradas não somente uma forma eficiente de ampliar o tráfego de sua empresa, as redes sociais são também locais para o entendimento de seu público, para que sua loja virtual consiga identificar o que é atrativo para ela de forma mais clara e objetiva.

Mais do que para passar o tempo ou se conectar com os amigos, o uso das redes sociais é cada vez mais eficaz para colocar em prática estratégias de Marketing Digital.

Uma rede social que tem chamado a atenção para recursos voltados para a potencialização da presença online de empresas e grande foco para lojas, é o Instagram.

Entenda como o uso dessa rede social tem aumentado o engajamento de usuários nas lojas virtuais neste post que a Construsite Brasil preparou para você!

Por que o engajamento é importante?

Um usuário engajado com a sua empresa é aquele que está acompanhando as atualizações de sua loja virtual, possui interesse nos produtos que você disponibiliza e em acompanhar a empresa em diversos canais. Uma boa estratégia de marketing digital no Instagram vai aumentar o seu engajamento e te ajudar a vender mais.

O Instagram possui um algoritmo que analisa questões como preferências do usuário, interação com perfis e conteúdo das publicações para definir o que será exibido para cada usuário.

Sendo assim, se a sua loja não gera engajamento no Instagram, ela vai ser cada vez menos exibida para os seus seguidores. Logo, se pode afirmar que o engajamento no instagram é muito importante para que sua empresa venda mais e alcance um maior público.

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Como aumentar o engajamento no Instagram?

Sabendo da influência do engajamento nas publicações em redes sociais, apresentaremos a seguir alguns fatores que podem ajudar você a tornar o perfil da sua loja no Instagram atrativo e que converta em vendas.

Qualidade do conteúdo

Ofereça conteúdo de qualidade para o seu público. A interação acontece caso o seu público goste de suas publicações e se sinta parte do universo proposto pela sua loja.

Tenha sempre em mente que, por mais que o ambiente das redes sociais seja mais descontraído, ele é um ambiente virtual de aprendizagem por isso é necessário produzir conteúdos relevantes, de qualidade, capazes de estimular a interação e tenha um objetivo.

Bons conteúdos geram ótimos resultados, desde curtidas e comentários, à compartilhamentos e marcações que permitem o alcance de sua loja virtual chegar a outras pessoas.

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Hashtag

Para a sua loja virtual gerar mais engajamento é preciso que ela seja vista pelo público que se interesse pelo que ela tem a oferecer. O uso das hashtags é uma ótima forma de ser encontrado por usuários que tenham curiosidade de saber sobre assuntos relacionados ao que sua empresa disponibiliza.

O instagram reúne publicações em grupos que possuem a mesma hashtag, que é simbolizada por #. Ao fazer uma postagem usando uma hashtag, o seu post será relacionado quando forem feitas buscas pelo tema.

Um recurso criado pelo Instagram permite que as pessoas sigam as hashtags, sem terem necessidade de seguir um perfil. Dessa forma, sempre que uma publicação é feita com a hashtag seguida ela irá aparecer para as pessoas que seguem determinado tema.

Caso seja feita uma publicação no instagram de sua loja virtual usando #lojavirtual, por exemplo, todos os usuários que seguem essa hashtag poderão visualizar essa publicação mesmo que não siga o seu perfil.

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Com esse recurso muitas pessoas poderão ser alcançadas pela sua postagem, despertando interesse pelos produtos oferecidos pela sua loja.

Dica importante!

Use hashtags específicas sobre seus produtos e interesse de mercado. Varie o uso delas de acordo com o tema da postagem e não tenha o costume de usar sempre o mesmo bloco de hashtags. Atitudes assim, podem ser consideradas como spam pelo Instagram que pode bloquear o seu perfil na rede social por até 7 dias.

Use os stories

O Instagram possui milhões de usuários e mais de um terço deles estão diariamente ativos nos stories, ou sejam, utilizam esse recurso com uma grande frequência ao longo do dia.

História ou stories, são registros de momentos como fotos e vídeos, que após 24 horas deixarão de ser exibidos em seu perfil. Hoje o Instagram oferece ainda, a possibilidade de destacar stories postados no perfil, deixando visível por tempo indeterminado uma postagem que seja relevante aos olhos do dono do perfil.

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O destaque dos stories que funcionam como álbuns de registros em seu perfil, podem ser personalizados adicionando capas e reforçando a identidade visual da empresa.

O stories oferece vários recursos que podem gerar o engajamento do público com a sua empresa e oferecem uma maior visibilidade de sua marca. As principais e mais utilizadas são:

- Hashtags: o uso de hashtags no stories funciona como um agrupador para exibir o seu storie junto com outros quando se é pesquisado pelo tema, ampliando assim a visibilidade daquela publicação.

- Enquetes e Emoji Slider: promove a interação com outros usuários por meio dos votos.

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Exemplo de enquete. Exemplo de Emoji Slider.

- Localização: permite a pessoa que está visualizando o stories ver um pequeno perfil com as fotos tiradas naquele lugar e o endereço, simplesmente clicando sobre a escrita.

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Exemplo de localização no stories.

Frequência

Pense: Por que você segue o perfil de outras pessoas ou empresas?

Com certeza você segue com a intenção de visualizar o que elas publicam. Logo, as pessoas que seguem o perfil de sua empresa esperam ver suas postagens e novidades.

Caso a sua loja virtual faça publicações com baixa frequência ou de modo irregular, enfraquecerá o engajamento de seu público de forma significativa, e com o tempo, haverá uma maior falta de interesse pelos produtos oferecidos pela sua loja e o seu perfil.

Postar de modo aleatório faz com que os usuários não saibam o que esperar de sua loja virtual, além de que a pouca frequência permite que os seguidores esqueçam do seu perfil e interajam cada vez menos.

Tome cuidado para não exagerar e deixar suas postagens cansativas. Tente encontrar um equilíbrio para sua loja ser lembrada como um perfil querido e não chato.

Usamos o perfil da Construsite Brasil no Instagram para compartilhar o dia a dia do nosso time, novidades e dicas para os clientes. Acompanhe a gente por lá!

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Interação

Interagir com os seus seguidores é fundamental! Eles valorizam essa atitude e esperam isso de sua empresa. É uma ótima oportunidade para que fiquem cada vez mais engajados.

A interação faz parte do relacionamento que é estabelecido com o cliente e atribui mais credibilidade ao seu negócio.

Relatórios de alcance do perfil

Sua loja virtual ao ser inserida no instagram deve criar um perfil comercial para conseguir explorar da melhor forma os recursos oferecidos pela rede social.

Observe o seu público, faça uma análise de qual o horário em que há uma maior interação nas publicações de seu perfil e priorize postar sempre nesses horários. Através dessa observação você conseguirá impulsionar as interações.

É possível também acompanhar através dos relatórios de alcance do perfil, quantos usuários clicaram e visualizaram o perfil do seu Instagram, quantas vezes suas publicações aparecem no feed dos seguidores, quantas pessoas clicaram no link de sua bio, ou seja a parte direcionada para a apresentação de sua loja no Instagram, quantas foram direcionadas para a sua loja virtual e muito mais.

O principal fator para conseguir um maior engajamento é conseguir entender o seu seguidor e identificar o que ele deseja, quais postagens tiveram mais retornos e continuar fazendo testes para seguir as rotas que deram certo.

Esse entendimento terá influência direta em relação ao sucesso de sua loja virtual no instagram e no aumento de suas vendas.

Loja no Instagram

O Instagram possui duas classificações de perfil, sendo elas o perfil comercial e o perfil pessoal. Para perfis de empresas, o indicado é colocar o perfil como comercial, dessa maneira conseguirá usufruir de diversos recurso oferecidos pela plataforma, como:

- Marcar os produtos nas publicações do feed: você poderá marcar o produto na postagem para que mais informações sobre ele sejam adquiridas de forma prática. Através desse botão de compra será possível ter acesso ao produto de forma mais simples, facilitando o processo de compra.

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Ao acionar a opção, aparecerá no canto da foto uma sacola de compras caso a marcação do produto tenha sido feita.

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Clicando na sacola, ficará visível informações relacionadas ao produto.

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Ao clicar nas informações sobre o produto, o usuário será direcionado para a loja.

- Aba shop ou comprar: após nove publicações com marcação de produtos nas fotos, será disponibilizada a aba comprar ou shop. Para ter acesso a esse recurso, é necessário que o seu perfil tenha mais de 10 mil seguidores ou siga as dicas para fazer essa liberação manual.

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- Marcar produtos nas postagens no stories: lojas virtuais que já estão presentes no Instagram e já usam o recurso citado anteriormente, receberam uma nova vantagem em setembro de 2018: a opção de colocar a figurinha de compra no stories, que permite as pessoas acessarem rapidamente informações sobre os produtos e comprar com facilidade.

Para aumentar o engajamento em sua loja virtual e tornar a sua empresa mais atrativa para o seu público confira também os posts: Loja no Instagram: recurso promete alavancar vendas de produtos e Como tornar minha empresa conhecida no Instagram?

Não perca tempo e crie um perfil para a sua loja virtual no Instagram. A Construsite Brasil oferece como uma de suas soluções, planos de Marketing Digital que podem colocar a sua empresa no caminho certo no ambiente online e ter sucesso com as redes sociais. Entre em contato a gente!

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Lays Xavier
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.

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