Como o e-commerce deve ser visto em 2014

Confira algumas tendências para o e-commerce brasileiro em 2014

O ano de 2013 foi muito positivo para o e-commerce, não somente no Brasil, mas no mundo. Com o aumento no faturamento em relação ao ano de 2012, o comércio eletrônico, cresceu cerca de 25% no ano passado, segundo os dados divulgados pelo e-bit. e com previsões de um crescimento de mais 20% neste ano.

Grande parte dessa estimativa de crescimento se dá pelo acontecimento da Copa do Mundo no Brasil. Assim, o ano de 2014, promete ser excelente para a economia brasileira, e com toda a certeza, o e-commerce vai se beneficiar. Além disso, é importante ressaltar que o amadurecimento do setor, que se deu pela exigência dos consumidores e também pela regulamentação e profissionalização dos logistas virtuais, tornaram o crescimento desse setor uma realidade no Brasil.

Para que esse crescimento continue em 2014, devemos nos preparar e planejar bastante! Isso pode garantir que, ao criar um e-commerce, você tenha muito sucesso.

Confira algumas tendências para o e-commerce em 2014:

Copa do mundo: grandes oportunidades

Com o acontecimento da Copa do Mundo no Brasil, o e-commerce brasileiro tem pela frente uma goleada de oportunidades, uma vez que a venda de smartphones, tablets e outros equipamentos que tenham televisão portátil e acesso à internet, serão muito procurados por torcedores que querem acompanhar os jogos.

Além disso, a venda de passagens aéreas e hospedagem via internet deve crescer cerca de 34% este ano, segundo a pesquisa realizada pela eMarketer.

Planejamento para e-commerce

O número de eventos relacionados ao e-commerce cresce cada vez mais no Brasil e neles, especialistas reforçam a importância do planejamento, pois o consideram um fator de extrema importância no desenvolvimento e evolução de um comércio eletrônico.

É nesta etapa que são definidas as metas e estratégias para o andamento do e-commerce durante o ano. Como por exemplo, prós e contras, custos, investimentos e retorno. Por exemplo, antes de oferecer frete grátis e ofertas sazonais é imprescindível um planejamento

Logística para e-commerce

A tendência para a logística no e-commerce é a utilização de outros métodos de entrega, que irão além dos Correios.

Vale ressaltar que as questões de logística sempre foram preocupantes para o comércio eletrônico. Pois, um atraso na entrega ou o não cumprimento da promessa de um frete grátis, podem gerar uma péssima experiência para o usuário. Porém, como já foi citado, o amadurecimento do mercado, faz com que no ano de 2014, os lojistas consigam realizar entregas em tempo hábil, oferecendo também entregas mais rápidas e melhores condições para frete grátis.

Conteúdo e mais informação: Sempre

O conteúdo tem sido o diferencial de muitos comércios eletrônicos, uma vez que vivemos em uma era de grande fluxo de informações.

Por isso, para o ano de 2014, invista em descrições de produtos completas e diferenciadas, ou seja, descrição que explica sobre o uso e ajudam na decisão de compra do cliente. Reviews de produtos feitos por quem já adquiriu aquele item, podem trazer um diferencial importante.

Outra maneira interessante de propagar o conteúdo é fazendo uso de postagem em blogs, pois, podem ser compartilhados nas redes sociais e acabam por gerar engajamento, troca de experiência e afinidade com a marca. É válido afirmar que quanto mais conteúdo relevante é consumido no site, maior e melhor se torna sua reputação, gerando confiança e, consequentemente, mais vendas.

Com marketing de conteúdo em ascensão e cada vez mais sendo usado por grandes empresas, podemos afirmar que este é o caminho fundamental para se consolidar ainda no mercado.

Foco no cliente/Consumidor

O cliente é aquele que tem o poder de demitir qualquer funcionário de uma empresa e, sem ele, uma empresa não consegue caminhar, por isso, ele é o rei. Tendo isso em mente, muitas lojas virtuais, passaram a colocar o foco no cliente e isto tem trazido melhorias para o comércio eletrônico como um todo.

Podemos perceber que o ano de 2013 foi de muito crescimento e amadurecimento para o e-commerce brasileiro. E em 2014 será o momento de avaliar o que deu certo e dar continuidade, além de ver o que não funcionou e melhorar, para que possamos colher bons frutos.

Se você aposta em alguma tendência ou já obteve sucesso em seu e-commerce, comente!

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