Como potencializar meu e-commerce?

Saiba como tornar sua loja virtual mais conhecida na internet. Veja algumas dicas!

Não é nenhuma novidade que o e-commerce é um sucesso como modelo de negócio. Pode-se observar o crescente aumento do comércio eletrônico pois a cada novo dia, novas lojas virtuais surgem, oferecendo os mais variados serviços e produtos, para todos os tipos de público.

Um motivo considerável para o aumento na criação de lojas virtuais é a mudança no comportamento do consumidor, que cada vez mais tem migrado para o ambiente online. Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2017 o e-commerce apresentou um crescimento de 12% em relação ao ano anterior e faturamento na ordem de 59,9 bilhões de reais.

Assim como apresenta oportunidades, a expansão do e-commerce pode também oferecer alguns riscos. Mesmo sendo um mercado em crescimento, é preciso tomar cuidado pois não significa que deve ser tratado como um mercado garantido e fácil de se estabelecer.

Como outros tipos de negócios, uma loja virtual requer cuidado e planejamento estratégico. No ambiente online, é comum encontrar diversos produtos semelhantes ao seu, ou que exercem a mesma função.

Como lidar com a concorrência e conseguir convencer o usuário de que a sua loja é a melhor opção?

Sabendo dessas dificuldades, a Construsite Brasil preparou para você um post dando dicas de como potencializar o seu negócio. Veja agora algumas formas de tornar sua loja mais atrativa para o seu cliente!

 

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Fidelize clientes

Não considere o processo de venda terminado após a compra do produto. Proporcione para o seu cliente experiências e um atendimento de qualidade. O modo como você irá se relacionar com o seu consumidor irá definir o modo como ele verá sua loja, e como ele a divulgará.

Quanto melhor a experiência, maior a chance de fidelizar o consumidor. Ao optar por uma loja virtual, características do produto, diversas vezes estão em segundo plano. O consumidor geralmente é convencido pelos diferenciais oferecidos, como bom atendimento, se as dúvidas são facilmente tiradas, recomendações de usuários, entre outros.

Um exemplo disso, é a maneira que o seu produto é entregue ao cliente: tempo de entrega, embalagem, a condição em que o produto chega, entre outros fatores podem tornar o momento aguardado da chegada do produto algo memorável e emocionante.

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Compare preços

No mercado online, nem sempre o preço mais baixo é o escolhido pelos consumidores. Observe a média de preços por aquele determinado produto no mercado. Valorize as características de seu produto, mas sem superfaturar.

Tenha equilíbrio! Não ofereça produtos abaixo do valor de mercado de forma que tenha prejuízo, mas também não coloque em um produto simples, valores muito acima do seu real custo e valores praticados pela concorrência. Busque sempre adequar a estratégia da sua empresa tendo em mente o seu público.

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Use o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google muito útil para acompanhar os resultados de uma loja virtual. Com ele, você consegue obter informações que podem ser utilizadas para aumentar suas vendas.

Com essa ferramenta é possível ver relatórios e resultados, que podem ser conferidos determinando qual o período desejado para análise. As informações disponibilizadas são basicamente:

- Tempo real: o que está acontecendo com o site naquele exato momento;

- Público: quem está visitando a loja;

- Aquisição: como seu site é encontrado pelos visitantes;

- Comportamento: dados importantes sobre como os usuários se comportam na loja;

- Conversões: informações completas sobre vendas e conversões.

Com esses dados, é possível fazer uma análise geral da sua loja virtual, principalmente em relação às campanhas de marketing.

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O uso do Google Analytics facilitará a visualização de quais ações têm alcançado o retorno esperado e quais precisam ser aprimoradas. Para usar a ferramenta, é necessário apenas ter uma conta no Gmail (serviço gratuito de webmail criado pela Google).
 

Aplique técnicas de SEO

Os usuários não costumam ir além da primeira página de pesquisa dos buscadores. Caso você não tenha uma loja conhecida ou um produto diferente de todos os outros, você precisará se esforçar para ser visto e reconhecido.

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Se os usuários não conhecem a sua loja, não irão comprar nela. Sendo assim, técnicas de SEO (Search Engine Optimization) podem potencializar a visibilidade da sua loja na internet.

O objetivo da aplicação de técnicas de SEO é tornar sua loja visível nas primeiras páginas dos buscadores. É necessário realizar diversas otimizações, além de construir a credibilidade do seu produto tornando-o reconhecido em seu segmento.

Confira alguns exemplos de  técnicas de SEO:

- Palavras- chave: o uso de algumas palavras que definam o seu negócio de forma sucinta no conteúdo de sua loja. É a maneira como os usuários pesquisam sobre seus produtos nos buscadores;

- Relevância do conteúdo: adequar o que está escrito no conteúdo com o título;

- Experiência do usuário: tempo de permanência do usuário na página;

- Referência de página: fazer links relevantes entre as páginas;

- Certifique-se de que sua loja é responsiva: ou seja, que ela se adequa a vários dispositivos de usuários como computadores, smartphones, tablets, entre outros. Uma loja que não está disponível para diferentes dispositivos está perdendo venda.

Os celulares são a maneira como as pessoas mais se conectam a internet. Se a sua loja não for responsiva, quando o usuário buscar por algum produto através de um dispositivo móvel, o Google não exibirá o seu e-commerce como opção.

Ações como essas irão melhorar o seu posicionamento nos buscadores, e consequentemente, aumentará a visibilidade de sua loja, e suas vendas. Veja o post: como o SEO pode fazer a diferença, e saiba como essas e outras técnicas influenciam para que sua loja seja encontrada.


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Divulgue sua loja virtual

A aplicação das regras de SEO apresentam resultados a médio e longo prazo, por isso, se você deseja um resultado rápido o mais indicado é divulgar a sua loja fazendo investimentos em publicidade. Veja a seguir alguns meios de conseguir atrair a atenção do usuário para seu e-commerce:

- Google AdWords: é um ferramenta de divulgação paga que possibilita a criação de modalidades diferentes de anúncios que poderão ser exibidos na rede de pesquisa do Google e em canais parceiros. Por possuir vários recursos, o buscador do Google identifica e traça o comportamento dos usuários. Essa é uma maneira de identificar as pessoas que receberão o seu anúncio, e o momento em que receberão, fazendo com que apareça para potenciais clientes que tiverem interesse sobre o produto que você oferece.

 

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Exemplo Anúncio Rede de Pesquisa do Google.

- Google Shopping: é uma modalidade de campanha do Google que funciona como uma vitrine para expor produtos cadastrados em lojas virtuais. Como possui integração direta com o buscador do Google, ao usuário fazer uma pesquisa, pode encontrar algum produto relacionado a sua procura.

O Google Shopping possui página própria. Ao entrar na página os usuários encontram diversos produtos expostos, como se fosse um shopping virtual, onde as pessoas podem filtrar as buscas para procurar algo mais específico.

 

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Exemplo Anúncios Google Shopping.

- Redes Sociais: Invista em campanhas nas redes sociais.  Desse modo você conversará com seu público de forma mais direta, verá qual o interesse dele e poderá oferecer conteúdo mais relevante. São interessantes para a divulgação redes sociais como: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e Pinterest.

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Exemplo Anúncio Instagram.

Não perca a oportunidade de potencializar o seu negócio e se tornar cada vez mais conhecido pelos usuários. Entre em contato com o time de especialistas da Construsite Brasil e conheça nossos planos de divulgação que poderão acelerar ainda mais o seu crescimento online. Converse com a gente!


Confira também os posts: Como faturar com o mercado digital, Dicas para aumentar a conversão do meu site e Como melhorar o desempenho da loja virtual!


Lays Xavier
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.

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