Como se preparar para o Black Friday
Saiba como surgiu e como participar do melhor data anual para o comércio.
A Black Friday chega a ser um dos dias mais movimentados no comércio, tanto no físico quanto no online. Pode ser até mais promissor que o Natal, uma vez que muitas pessoas antecipam as compras dos presentes em dezembro, para o dia do Black Friday, onde encontram promoções muito melhores que no período natalino.
O evento surgiu nos Estados Unidos e acontece sempre na 4ª sexta-feira de novembro, após o feriado de Ação de Graças. Nos EUA, existia um período de queda no comércio durante o ano, mas que sempre acabava nessa data, quando havia a abertura para as compras do Natal. Então, a Black Friday, ficou conhecida como o período de maior faturamento do comércio.
Os varejistas começaram a planejar maneiras para intensificar as vendas nesta data: alguns, além de dar descontos incríveis, abrem as portas antes do horário habitual, por exemplo. O sucesso é tamanho, que a gente sempre vê notícias do grande número de pessoas acampadas nas portas esperando as lojas abrirem.
Todos saem ganhando! É bom para os varejistas, que esvaziam o estoque para receber os produtos para venda no Natal, e ótimo para os consumidores, pois é uma das melhores oportunidades para comprar muito mais barato.
No Brasil, a coisa não é tão radical na forma física. Existe a queda nos preços? Sim. Mas, ninguém ficou acampado em frente as lojas - ainda. Já o mercado do e-commerce Esse bomba! Isso porque o foco do Black Friday no Brasil é o ambiente online. E aí, você que tem uma loja virtual, pode se beneficiar.
Esta é a 5ª edição no país e os números para este ano são positivos. Em 2014 foi registrado um faturamento de 1,16 bilhões de reais, só nas 24h de Black Friday. O ticket médio foi de R$522,00. E para 2015, o que temos? Bom, as estimativas consideram um valor de 2 bilhões de reais.
Com um grande potencial de vendas nesta data para o e-commerce, você vai ficar de fora? Então, prepara! Nesse ano, o evento acontece no dia 27 de novembro. O que você vai precisar para bombar de vendas nesse dia?
Estoque - Prometeu tem que cumprir
Se você está oferecendo descontos para determinados produtos, você deverá se assegurar de que pode realmente entregá-los aos seus clientes e, claro, dentro do prazo estipulado. Ninguém quer receber os produtos com atrasos e, muito menos, deixar de recebê-los, porque não tinha em estoque! Além de perder a venda nesta data, você pode perder um cliente para a vida toda.
Infraestrutura - Ninguém gosta de esperar
O seu site oferece suporte para um grande fluxo de clientes, ou será que ele pode ficar fora do ar pela quantidade de pessoas interessadas? Isso é fundamental para que você não perca vendas e a confiança de seus clientes. Imagine só, se o site ficar lento o bastante para frustrar o usuário e fazer com que ele saia do seu site sem ter feito nenhuma comprinha? Ou o pior, ficar indisponível em plena sexta-feira de descontos? Tenha certeza de que o seu site está hospedado em um servidor que irá suportar o movimento neste dia!
Atendimento - Seus clientes podem te abandonar se as dúvidas não forem solucionadas:
Cliente com dúvidas? Bom, se eles não souberem como é o produto, como comprar, como fazer o pagamento e várias outras coisas, ele vai abandonar o carrinho! Em dias normais, o espaço para perguntas frequentes pode resolver o problemas até bem, mas no Black Friday, é importante estar disponível para solucionar os problemas o mais rápido possível.
Como já falamos aqui no blog, estamos vivendo a era dos micro-momentos, onde tudo é muito rápido e as pessoas estão ainda mais independentes ao efetuar uma compra no e-commerce, com é o autoatendimento, por exemplo. Por isso, tenha um FAQ eficiente, com perguntas e respostas que podem solucionar problemas e dúvidas ocorridos eventualmente como: como cadastrar, como comprar, etc.
No entanto, se não ficar claro ou se realmente precisarem entrar em contato, as conversas são mais instantâneas e surgem de chats, redes sociais e até Whatsapp. Então, não deixe de usar essas ferramentas. Se já possui o chat online em sua loja virtual, use e abuse! Já tem redes sociais? Não as deixe ao relento. Tem Whatsapp? Responda na hora! E, o principal: você deixou seu telefone de contato? Bom, se ele tocar, atenda.
Lembrete: o Black Friday ocorre só na sexta-feira, mas o pós-venda deve ser eficiente para fidelizar o cliente, tanto para auxílio das compras feitas, quanto para garantir que ele faça compras com você no futuro.
Descontos - Posso colocar todo meu estoque em promoção?
O principal foco do Black Friday são os descontos super agressivos. No site oficial, as empresas cadastradas garantem descontos de até 80% nos produtos em diversas categorias. Mas não é pra colocar todo o seu estoque em promoção. Escolha um mix de produtos que vale a pena entrar na rodada: produtos com pouca saída, podem ter descontos maiores, por exemplo. Além disso, o seu produto principal também pode alavancar grande número de vendas, se posto em oferta. O importante neste caso é: oferecer descontos que ganhem o cliente e que, ao mesmo tempo, não deixe você no prejuízo.
Ainda sobre descontos - Tudo pela metade do dobro, não vale:
Quem nunca comprou na Black Friday, não sabe como é comprar tudo pela metade do dobro. Hein? Pois é, o evento tem como foco os super descontos, não é? Mas, muitas empresas, tentam engalobar os consumidores, oferecendo descontos inexistentes. Semanas antes, aumentam o valor do produto, para no dia do Black Friday, abaixar para o preço normal. Mas, se você quer participar do Black Friday, a primeira coisa que não se deve fazer é: MENTIR. O consumidor está mais antecioso para estas questões. Buscam informações e sabem quando você não oferece um desconto real. Por isso, fique esperto e seja honesto!
Depois que sua estratégia de vendas estiver montada, vai faltar o ponta pé inicial: a divulgação!
Mesmo que você já tenha planejado seu estoque, seu sistema de entregas e suporte, nada vai acontecer se as pessoas não encontrarem sua loja virtual. Mas, como fazer uma divulgação eficiente?
Divulgue sua participação no Black Friday: Antes do dia D, envie e-mail marketing com as suas ofertas para a sua lista de contatos e abuse das redes sociais! Anuncie no Facebook, para o seu público segmentado, tanto para quem já curte a sua fanpage, quanto para quem ainda nem te conhece. Ainda nas redes sociais, use hashtags como, por exemplo, #BlackFriday.
Se você já usa os Links Patrocinados do Google, talvez no dia, não seja uma boa ideia focar nele. As pessoas vão buscar por produtos lá, mas, todo mundo vai querer anunciar suas promoções, também! E, o que acontece quando todo mundo quer aparecer? Fica mais caro para anunciar lá. Então, fica de olho no custo do clique!
BLACK FRIDAY LEGAL
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, lançou o selo Black Friday Legal, para que o consumidor possa comprar em seu site, sem a desconfiança dos descontos mentirosos. O selo garante ao consumidor que a loja segue o Código de Ética e está comprometida em oferecer descontos honestos aos consumidores.
Solicite aqui, o seu selo de Black Friday Legal 2015. E Não esqueça de conferir os pré-requisitos para adquirí-lo.
Então, seu site está preparado para vender muito na Black Friday? Já vai se preparando e não se esqueça de anotar na agenda: dia 27 de novembro está logo ali!
PS.: Estipular metas e acompanhar o progresso diário das vendas não é tarefa fácil, nem mesmo mês a mês. Por isso nossos especialistas desenvolveram a melhor planilha de acompanhamento de vendas para pequenas empresas. Estamos disponibilizando aqui, agora, grátis pra você! Aproveite.