Confira as 5 regras de ouro para aumentar a conversão no e-commerce

O principal objetivo de todo empreendedor é ver o seu negócio bombar, ou seja, chuva de conversões! Descubra como aumentar a taxa de conversão em sua loja virtual!

A conversão no e-commerce é toda ação realizada pelo usuário que tenha algum valor para a empresa. O melhor exemplo de conversão que podemos ter para uma loja virtual, são as vendas.

Caso você possua uma loja virtual e deseja aumentar suas conversões, você veio ao lugar certo! Ainda não tem? Isso não é um problema, veja o nosso post: Oportunidades geradas pelo e-commerce e entenda mais sobre o tema.

Todo um processo é realizado para que o cliente encontre a sua empresa, se interesse pela sua solução e decida pelo seu produto. Algumas atitudes porém, afastam o seu consumidor.

Veja agora 5 regras de ouro que fará seu número de conversões aumentar!

1. Tenha um checkout atrativo

Segundo a pesquisa realizada pela Baymard Institute, 35% dos usuários desistem de realizar a compra quando é exigida a criação de um login. Ter usuários cadastrados em sua loja é um ótima forma de manter o contato com os possíveis cliente (leads), porém não deve ser a prioridade.

Durante a compra ofereça a oportunidade do usuário criar um login, mas faça isso de forma espontânea, não exija! Peça apenas um endereço de e-mail para a realização do contato até a entrega. No mais ofereça boas experiências ao usuários através do cumprimento de prazos de entrega ou através de embalagens atrativas e faça com que o consumidor venha até você.

Uma dica para atrair o usuário para realizar o login é o oferecimento de descontos na próxima compra ou a isenção do frete ao se cadastrar em sua loja e comprar através da conta criada.

Veja que ao oferecer o desconto você está proporcionando uma vantagem para o lead em fazer parte do cadastro de sua loja virtual e não restringindo a compra do produto. De modo geral, consumidores tendem a associar a compra online a velocidade e simplicidade, não decepcione os seus leads e veja a opção de cadastro como um upgrade.

2. Tenha uma loja confiável

Consumidores online são bastante cautelosos ao passar detalhes de pagamento para os sites. Afinal, eles precisam confiar que as medidas de segurança estão em vigor para proteger seus dados confidenciais de pagamento. Transmitir confiança é mais fácil para grandes multinacionais, pois os clientes tendem a supor que as medidas de segurança online já estão em vigor.

No entanto, sites de marcas menos conhecidas precisam provar visualmente que o site é seguro. Uma maneira de fazer isso é exibir medidas de segurança, como a certificação SSL. A instalação da certificação irá adicionar antes do endereço do seu site um cadeado verde acompanhado da palavra Seguro e as letras HTTPS para comunicar que o site é seguro e criptografado, ou seja, codificado para que terceiros não tenham acesso a informação dos seus clientes.

Veja como pode ser a descrição que aparece antes do endereço de sua loja:

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Caso esteja aparecendo não seguro ou perigoso, os usuários podem perder a confiança em realizar ações como compras.

Adquira o certificado SSL e conquiste a confiança de seus clientes.

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Exemplo de site com certificado SSL.

Outra maneira de passar confiança é exibir os logotipos de segurança e de cartão de crédito em todo o site – não apenas na página de pagamento – e garantir que a identidade da marca seja consistente. Isso é especialmente relevante, se o site redirecionar para uma página de pagamento hospedada por terceiros. Algumas lojas indicam essas informações em seu rodapé.

3. Ofereça códigos de desconto

Os códigos de desconto são uma ótima maneira de atrair e conquistar os usuários que estão visitando a sua loja virtual. Surpreenda os seus clientes de forma positiva, oferecendo a ele descontos em determinados produtos.

Essa tática pode ser usada para vender as peças que estão a mais tempo no estoque, além de convencer o possível cliente a dar algo em troca, como um e-mail por exemplo, para ter acesso aos descontos. A partir daí você pode produzir um conteúdo qualificado para ser disponibilizado para os usuários através de e-mails, que usados da maneira correta, podem convencê-lo a voltar a sua loja.

4. Pense nos dispositivos móveis

De acordo com uma pesquisa realizada pela StatCounter Global Stats, os dispositivos móveis representavam em 2016 cerca de 51,3% do acesso mundial à internet, enquanto o acesso feito por desktops representava 48,7%.

O uso exclusivo do celular para o acesso a internet já ultrapassa os 49% da população brasileira. Ainda assim, as conversões realizadas no e-commerce são menores que as realizadas através do desktop.

Isso ocorre devida a despreocupação das empresas em otimizarem sua lojas virtuais para os dispositivos móveis. Quando o usuário visita um e-commerce que não está preparado para receber buscas por aparelhos mobile ele perde o interesse em realizar compras, pois a experiência se torna complicada.

Para resolver esse problema foi criado o conceito do mobile first, ou seja, os dispositivos móveis são pensado primeiramente, para atrair os usuários e ser funcional. A adaptação da loja virtuais as variadas telas de smartphones e tablets, aumenta significativamente o número de conversões.

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A visita a uma página que seja dinâmica e funcional fará com que o usuário tenha muito mais interesse em continuar na sua loja virtual e conhecer os seus produtos.

Todos os elementos, funcionalidades e etapas para realização da compra, devem ser otimizados para dispositivos móveis maximizando as taxas de conversões.

5. Descreva seu produto de forma completa

A descrição do seu produto pode ser decisiva no momento em que o usuário está buscando algo em sua loja virtual. Caso não encontre as informações necessárias em suas páginas, ele poderá buscar em outros lugares, abandonando a sua loja.

Outro detalhe interessante e que muitas pessoas não sabem, é que a descrição do produto possui influência sobre o SEO (Search Engine Optimization) que é a otimização para mecanismos de buscas, que definirá a posição em que os buscadores irão exibir a sua loja virtual.

Quanto mais informações um produto tiver, mais tempo o usuário permanecerá na sua página e melhor será o rankeamento do seu e-commerce pelos buscadores. Lojas virtuais que disponibilizam muitas informações aumentam o tráfego em seu e-commerce. O investimento em textos, imagens e vídeos de qualidade é essencial para atrair os clientes, e consequentemente, aumentar as conversões.

Agora que você conhece as 5 regras de ouro para o aumento de conversões em seu e-commerce, comece a oferecer experiências mais dinâmicas e agradáveis para os seus usuários e gere mais conversões em sua loja virtual.

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Lays Xavier
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.

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