Loja física X Lojas virtuais
O que deve estar na sua loja física e quais produtos vão para o e-commerce? Descubra!
Ter diversos canais de compra é uma ótima alternativa para muitas marcas, pois, além de aumentar o seu alcance, aumenta a facilidade para o consumidor e a logística de venda. Porém, quando se pensa em ter lojas físicas e um e-commerce é necessário pensar no conflito de interesses. Não basta apenas criar um site e colocá-lo no ar, tudo deve ser planejado!
Pesquisas já mostraram que o e-commerce pode impactar positivamente as lojas físicas, aumentando o fluxo de clientes, pois, se tornam mais conhecidas e facilmente localizadas no ambiente digital. Mas, como saber o que deve estar disponível em cada local?
Recomenda-se que o empresário analise muito bem o seu público, pois há dois tipos de consumidores que devem ser analisados e considerados. O primeiro passo é pesquisar bastante na internet, ver as vantagens de um produto, porém não confia na venda online ainda e precisa verificar pessoalmente a qualidade do que está comprando.
Há também aquele que vai na loja para ver o produto, analisa para ver se atende a sua necessidade, mas volta para a casa e finaliza sua decisão pela web. Por isso, o empreendedor terá que considerar essas variáveis ao planejar os custos e o que disponibilizar, considerando que um dos chamarizes da internet é o preço mais baixo.
Veja algumas dicas para você avaliar qual canal atende a qual produto:
A logística para entregá-lo é complicada ou cara?
Caso a resposta seja sim, vale investir no e-commerce para ter um preço mais atrativo.
É um produto de fácil evasão?
Você poderá ter nos dois canais. Já que será interesse de vários públicos.
Há muitos detalhes ou é difícil usar?
Uma boa aposta para as lojas físicas é o contato com um vendedor.
Um ponto importante é considerar a estrutura do seu e-commerce. Não adianta tentar implementar se não tiver uma estrutura sólida e que atenda bem seus clientes.
Essas perguntas podem guiar o seu projeto. Agora é só começar! Ah! Não deixe de ler, como usar a fotografia para vender mais.