Loja virtual: por onde começar

Você percebeu as vantagens de abrir uma loja virtual para potencializar o seu negócio e possui dúvidas? Saiba agora por onde começar!

Não é nenhum segredo que as lojas virtuais estão cada vez mais presentes na nossa realidade e tem conquistado o seu espaço no comportamento de compra do consumidor. Se você presta algum serviço ou já trabalha com a venda de produtos,e não possui uma loja online está perdendo a oportunidade de se desenvolver no mercado e aumentar suas vendas.

Você está antenado ao mercado e sentiu necessidade de abrir sua loja virtual para potencializar o seu negócio, mas possui dúvidas? Você está no lugar certo!

A Construsite Brasil, percebendo dúvidas frequentes, inseguranças e medos na hora de dar esse passo de nossos clientes, elaborou um conteúdo para dar algumas dicas iniciais super interessantes para o desenvolvimento de sua empresa no ambiente online.

lY_xVUZzBmqtp2R4KddRWast309robYUvOVm0dC0

Veja a seguir alguns passos que devem receber uma atenção especial para começar bem o seu negócio virtual.

Tenha um motivo ao montar a sua loja virtual

Por que você deseja começar uma loja virtual? Se a sua motivação for apenas ganhar dinheiro de forma fácil, a probabilidade de ser bem sucedido é mínima.

Assim como lojas físicas, um negócio online requer dedicação, atenção e trabalho duro.

Você deseja prosperar na criação de uma loja virtual?

Para isso acontecer, é preciso estar bem decidido em relação ao que você quer oferecer ao público, ter um planejamento e contar com o apoio de plataformas confiáveis, que estarão ao seu auxílio em qualquer dúvida que tiver.

Domínio: o que é isso?

O domínio é um endereço específico que serve para localizar e identificar sua loja na web. Ele aparece após o www na barra de busca dos navegadores.

Se no caso de lojas físicas as pessoas possuem um endereço com rua, número, bairro e complemento para encontrá-las, no universo online o domínio fará este papel e levará os  usuários a seu site de forma mais fácil.

É necessário ter um domínio?

Você deve estar com essa dúvida agora na cabeça e já temos uma resposta: sim! Através do domínio a sua empresa se tornará conhecida e será encontrada mais facilmente no meio digital.

Criar uma loja não é o bastante para que ela esteja disponível na internet. É preciso que você a hospede em um servidor web e isto só é feito caso você possua um domínio garantindo sua disponibilidade o tempo todo, além de segurança dos dados para backup e rapidez na navegação.

Exemplo de domínio da Construsite Brasil:

SrwliUTWl-pKq17rAdCwOcY2z_vwW8Y0fWHvL0_O

Imagine comprar em um lugar sem nome, que você precisa ficar por muito tempo procurando para achar ou então tentar encontrar alguma loja para falar sobre o produto comprado que não chegou? Sem uma identificação isso seria muito complicado. O domínio serve para que não ocorram problemas como esses, além de facilitar a fiscalização e passar credibilidade.

HORA DE COLOCAR AS MÃOS NA MASSA!

O que é preciso?

Apesar da grande diferença entre loja física e lojas virtuais você precisa se preocupar com quesitos importantíssimos como a logística e distribuição dos produtos, o estoque disponível, o público que você deseja alcançar, o preço que os seus produtos terão   compatíveis com o mercado - entre outros.

Vamos falar um pouco mais sobre alguns desses quesitos!

Plataforma

A plataforma escolhida por você ao criar sua loja deve ser muito bem analisada antes de qualquer decisão, pois ela será o intermediário entre você e seu cliente.

Avalie o custo beneficio, ou seja, leve em consideração o preço em relação aos recursos disponíveis, se terá um bom suporte, os casos de sucesso, o testemunho de outros clientes, e se o ofertado é atrativo para você e seu cliente.

A escolha da plataforma de e-commerce é a maior decisão que você tomará para criar a sua loja virtual, observando as opções no mercado e considerando o que você precisa hoje e o que pode precisar futuramente.

Temos um outro post que falamos exclusivamente sobre como escolher a melhor plataforma para o seu e-commerce. Não tenha uma plataforma que possa futuramente limitar seu crescimento. Por isso, não deixe de ler.

O que vender?

Defina um segmento! Ou seja, se os produtos são peças de vestuário, não misture com uma linha de brinquedos infantis ou produtos alimentícios. Saiba o que irá disponibilizar para os usuários e se hoje a sua loja virtual tem suporte para vender variedade e qualidade.

Conteúdo

Seja objetivo e honesto com os usuários que visitarão sua loja!

Seja atencioso ao demonstrar seu produto. Descreva seu produto minuciosamente e coloque fotos de qualidade que destaquem suas características.

Veja abaixo algumas dicas para a descrição do seu produto:

  • Dimensões e tamanhos dos produtos;

  • Especificações sobre o tipo de material;

  • Se for alimento, detalhes de composição;

  • Informações sobre prazo de entrega;

  • A finalidade do produto.

Veja também algumas dicas sobre a imagem:

vA-V49SmQWzzoAXoyGc3GwPJT0lCst2_YiX7pAFd

  • Melhore a qualidade da sua imagem;

  • Preocupe-se com o foco;

  • Varie os ângulo, ou seja, tire a foto de um mesmo produto em várias posições.

Veja mais sobre como usar a fotografia para melhorar suas vendas aqui!

Pagamento e Segurança

Para que sua loja virtual opere de forma saudável, é fundamental receber pagamentos. Por isso, deve-se ter uma atenção redobrada ao escolher a forma de recebimento.

Você já analisou qual forma de pagamento você irá adotar na sua loja virtual? Quantos contratos com operadoras deverá fazer, além de se preocupar constantemente com a segurança dos dados do seu cliente?

Loja%20virtual%20doubt.gif

Uma maneira muito indicada para vendas online é o pagamento terceirizado. Dessa maneira, você tem como opção uma variedade de bandeiras e formas de pagamento, se isenta de contratos burocráticos e caros com as administradoras de bancos e operadoras de cartões.

Empresas que fazem essa terceirização de pagamento são chamadas de intermediadores de pagamento. Elas fazem a intermediação entre o banco e o comprador, ou seja: sua preocupação ficará concentrada em vender o produto e aguardar o lançamento do valor em sua conta.

Além disso, você não terá dor de cabeça na hora de contratar um intermediador. Eles atendem uma grande quantidades de plataformas, sem complicação na hora de integração entre os sistemas.

Nossa plataforma exclusiva de loja virtual, o Galax Commerce, é integrada com os principais intermediadores de pagamento: PagSeguro, PayU, Paypal, e GalaxPay.

Iniciar um novo negócio não é simples, principalmente quando recursos são limitados e o cenário é desconhecido. Esteja focado em seu negócio, pois ele depende bastante de você. Priorize-o.

Dedique seu tempo a entender como funciona uma loja virtual, peça ajuda e esclareça as dúvidas com o suporte de sua plataforma. Tire um tempo para planejar, atualizar os produtos e analisar como é a aceitação da sua loja por parte dos clientes.

Em caso de dúvida, entre em contato com um especialista em presença online da Construsite Brasil e veja modelos de lojas virtuais pensadas em sua necessidade.


Saiba mais sobre como montar uma loja virtual de sucesso e descubra a diferença entre site, e-commerce e loja virtual no nosso Blog. teeth_smile.png 

Lays Xavier
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.

Compartilhe:

Comentários: