O que colocar no cadastro dos produtos da minha loja virtual?

Um produto com cadastro raso pode fazer com que você perca vendas, acredita? Entenda aqui o porquê e saiba como resolver este problema.

A loja virtual funciona como uma vitrine onde os seus produtos ficarão expostos na internet. Caso o produto não tenha uma boa descrição ou não esteja cadastrado, você estará escondendo os produtos do seu consumidor.

Imagine que o usuário finalmente chegou até a sua loja virtual e está muito disposto a realizar uma compra. Neste cenário, parece que nada pode dar errado, certo?

Infelizmente, muita coisa ainda pode acontecer.

Uma característica que difere bastante a loja virtual da loja física é o fato de que, o consumidor decidido irá realizar a compra mais facilmente no ambiente físico.

Você sabe o porquê isso acontece?

Quando estamos decididos a comprar um produto e vamos a uma loja física, já temos a pré-intenção. Para a compra ser realizada, basta achar algo que agrade.

Será possível ver o tamanho do produto, pegar e sentir o material, ver as cores reais entre muitas outras experiências sensoriais que apenas reforçam o desejo por aquele produto.

Na loja virtual, por outro lado, ainda que o consumidor esteja em busca de um produto e decidido em adquiri-lo, a falta de informações pode o deixar inseguro, fazendo que ele continue a busca em outros sites.

A tela, ainda que facilite encontrar o que você busca a pouco cliques, não reproduz todas as experiências sensoriais como o ambiente físico, sendo assim, é necessário que a loja virtual tenha descrições o suficiente para que o usuário consiga reproduzi-las em sua mente.

A descrição de um produto pode ser definidora para um usuário. Não perca possíveis clientes neste momento.

Continue a leitura e aprenda a fazer um cadastro incrível e atraente para que os usuários não tenham dúvidas de que o seu produto é ideal para ele!

O%20que%20colocar%20no%20cadastro%20dos%

O que colocar no cadastro do meu produto?

É preciso pensar na comodidade do usuário. O cadastro deve ser pensado para facilitar a percepção do consumidor sobre o produto.

Então é fundamental colocar as principais características do produto, de forma que ele consiga ser desenhado no pensamento do usuário, e que ele possa sentir como se pudesse tocá-lo.

Use fotos dos produtos em ângulos variados e perto de referências que todos consigam imaginar.

Tire fotos de frente, dos lados, da parte de trás e no caso de objetos como almofadas, quadros, canecas e outros, é interessante ter fotos de pessoas segurando, para que seja criada uma referência do objeto em relação à mão de uma pessoa.

No caso de roupas e sapatos, é uma boa ideia ter um modelo para tirar foto, assim destaca as peças e desperta ainda mais vontade no consumidor.

O%20que%20colocar%20no%20cadastro%20dos%

Vale lembrar também que muitos consumidores estão acostumados a dar uma olhadinha no produto antes de realizar a compra. Caso ele já tenha as informações de como o seu produto é, você terá uma vantagem em relação aos seus concorrentes.

Faça também algumas descrições leves e bem humoradas. A linguagem utilizada poderá cativar o seu cliente criando proximidade com ele.

O%20que%20colocar%20no%20cadastro%20dos%

 

O%20que%20colocar%20no%20cadastro%20dos%

Fonte: Nerdstore.

Para que o usuário seja convencido, aposte em uma descrição comercial, com as referências técnicas mais para o final.

Caso o usuário se depare apenas com as informações técnicas, irá entender sobre o produto, mas não será cativado por ele. Esta será a oportunidade de atraí-lo um pouco mais.

A descrição técnica deverá conter, além do nome do produto:

  • Material;
  • Medida;
  • Peso;
  • Preço;
  • Tamanho com tabela de medidas;
  • Descrição breve sobre o produto (comercial);
  • Informações sobre garantia e outros.

O%20que%20colocar%20no%20cadastro%20dos%

O%20que%20colocar%20no%20cadastro%20dos%

Fonte: Loja KOK

Essa descrição rica, também auxilia o consumidor a voltar para a sua loja. Será mais fácil ele encontrar o que busca ainda que tenha saído da sua página.

Imagina se o usuário percebeu que o seu produto é realmente mais vantajoso e no momento da compra ele não consegue encontrar em seu site com facilidade o que busca, devido à falta de organização e clareza das informações.

Cadastrar os produtos corretamente auxilia nas buscas pelos produtos em sua loja virtual.

Seja encontrado mais facilmente

Você pode criar alguns caminhos para que seja simples de encontrar o produto em sua loja virtual. Veja quais são eles:

Nome do produto:

O nome do produto deve conter a principal característica que o descreve. É interessante que apareça o modelo, a marca e, no caso de públicos mais específicos, até mesmo a especificação técnica.

 

O%20que%20colocar%20no%20cadastro%20dos%

Categorização:

A categorização facilita que produtos semelhantes estejam no mesmo lugar. Você pode separar segundo o que faz mais sentido para o seu segmento.

Uma blusa poderia, por exemplo, ser categorizada como "vestuário" ou "verão", isso dependerá de qual será a sua estratégia comercial naquele momento.

Os itens devem ser agrupados corretamente, para que não haja inconsistência no que é oferecido para o usuário.

 

O%20que%20colocar%20no%20cadastro%20dos%

Busca:

Esteja atento ao seu negócio. Observe quais são as buscas mais realizadas pelos clientes para encontrar um determinado produto.

Essas informações podem ser vistas através de pesquisas de comportamento ou observação do próprio lojista.

Entenda que o usuário quer comodidade e, caso ele demore muito para encontrar o que busca, ele provavelmente irá buscar na concorrência.

Agora que você já entende a importância de fazer o cadastro dos produtos em seu site de forma correta, comece a aplicar as dicas e seja muito mais atrativo.

Para quem ainda possui dúvidas, saiba que a Galax Commerce possui um time de Sucesso do Cliente para dar dicas e orientar as melhorias que podem ser realizadas para que o seu produto seja ainda mais interessante.

Caso você seja cliente, entre em contato para receber uma consultoria sobre as melhorias que podem ser feitas e, se você ainda não é um cliente, venha crescer com a gente e torne real o seu sucesso online.

Quer saber como? Fale com nossos especialistas :)

Lays Xavier
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada. Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.

Compartilhe:

Comentários: