Oportunidades geradas pelo e-commerce
Veja agora como uma loja virtual pode proporcionar oportunidades para a sua empresa!
De acordo com a Associação Brasileira De Comércio Eletrônico (ABComm), em 2022 o e-commerce brasileiro deve crescer 19% em relação ao ano de 2021 e faturou R$ 73 bilhões. Há previsões de que esse ano serão registrados mais de 220 milhões de pedidos feitos em lojas virtuais, com o ticket médio de R$ 380,00.
A expectativa é de que os lojistas invistam ainda mais no comércio eletrônico, visando melhorar as experiências dos clientes. É esperado que vendas por dispositivos móveis alcancem a marca de 33% do total dos pedidos, sendo 5% a mais que no ano anterior, estabelecendo cada vez mais a tecnologia no varejo brasileiro.
O e-commerce cresceu em 2021 cerca de 17% em relação ao ano de 2020 e obteve um faturamento de R$ 67 bilhões. O ano fechou com 233 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 310,00.
A motivação para a criação de uma loja virtual pode variar, entretanto não se pode negar que várias oportunidades são geradas por essa decisão. Após acompanhar os dados crescentes e as previsões positivas para o e-commerce, cada vez mais brasileiros investem nesse modelo de negócio.
A Construsite Brasil preparou este post para você que possui interesse em saber mais sobre as oportunidades geradas, os benefícios trazidos, e como colocar em prática algumas características próprias do e-commerce.
Continue com a gente para saber mais sobre esse universo!
Acessibilidade
Com a correria diária, muitas pessoas não possuem tempo para frequentar lojas físicas, ou só possuem disponibilidade de horário após o expediente comercial. Em uma loja virtual o consumidor pode comprar o seu produto, ou contratar o seu serviço a qualquer hora do dia, pois o e-commerce não tem necessidade de encerrar o expediente, funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana.
A falta de tempo afeta muitos consumidores, por isso a compra no ambiente virtual é uma forma mais confortável de obter produtos, já que não será necessário ter o desgaste de ir até as lojas físicas, ou perder tempo no trânsito por exemplo, para conseguir o que precisa de modo mais conveniente.
Relacionamento com o cliente
A inserção no meio digital é uma forma de estreitar o relacionamento com os clientes. Quando uma compra online é realizada cria-se então a abertura para manter contato com o cliente posteriormente.
Através desse relacionamento, é possível verificar a satisfação do cliente em relação a utilização do produto. É possível também conferir se podem ser feitas melhorias no atendimento, no produto e na entrega, aprimorando cada vez mais os resultados positivos em sua loja.
Devido a autonomia do consumidor, ele irá escolher a loja que melhor atender e apresentar mais diferenciais. Esse contato é fundamental para conhecer mais sobre o seu público, os seus interesses e exigências, como melhorar o seu atendimento quando poderá oferecer novos produtos e muitos outros, visando cada vez mais oferecer ótimas experiências para o usuário.
Reconhecimento
A frase o que não é visto, não é desejado se aplica muito bem quando o assunto é e-commerce. Para que a sua empresa conquiste seu espaço é necessário que ela seja cada vez mais conhecida pelo público que você deseja atingir.
Uma loja virtual se comporta como uma vitrine para a sua empresa, gerando para ela visibilidade no ambiente online. Um e-commerce bem estruturado, organizado, e que entrega para os seus clientes o que propõe se torna cada vez mais conhecido, elevando o nome da sua empresa e movimentando o seu negócio.
Ampliar vendas para lojas físicas
Muitas pessoas consideram a loja física como uma opção separada da loja virtual, e não conseguem enxergar as oportunidades oferecidas pela associação de ambos. Aliar loja física e e-commerce proporciona a comunicação entre diversos perfis de consumidores, abraçando dessa forma um público maior. Essa união também permite ao cliente escolher a maneira mais confortável em adquirir produtos, o que se torna um diferencial para a sua empresa.
Se você possui uma loja física, transferir a sua empresa para o ambiente online é uma ótima forma de expandir o seu negócio. É importante ressaltar que o e-commerce também apresenta desafios, e requer atenção e planejamento.
Uma outra vantagem em possuir uma loja virtual, é que ao contrário da loja física o e-commerce não possui limitação geográfica, o que permite que sua empresa tenha um alcance muito maior, expondo cada vez mais os seus produtos.
Para que seu e-commerce se torne mais atrativo, é necessário fornecer o maior número de informações sobre o seu produto, despertando assim o interesse do usuário.
Entenda: Por não ter acesso real ao produto, ou seja, por não conseguir vê-lo em tamanho real, tocá-lo ou sentir o peso, por exemplo, como em uma loja física, é interessante ilustrar o máximo possível o produto descrevendo-o, para que o cliente tenha uma fácil visualização, despertando assim o seu interesse.
O ambiente virtual gera muitas oportunidades que aproveitadas da maneira correta, encaminhará sua loja para o sucesso.
Quer aproveitar todas as oportunidades proporcionadas pelo e-commerce? Esteja atento aos detalhes que serão decisivos para sua produtividade e essenciais para evitar problemas futuros. Além de se planejar, é necessário definir o local onde irá criar a sua loja. Verifique como irá hospedar seu site, a confiabilidade da empresa e os resultados apresentados por ela.
Entre em contato com a equipe especializada em criação de e-commerce da Construsite Brasil e comece a aproveitar todas as oportunidades que uma loja virtual pode oferecer.
Veja também: Como faturar com o mercado digital e lojas físicas X lojas vituais e entenda mais sobre o assunto.