Saiba como criar o checkout ideal para o seu e-commerce

Entenda o processo de checkout em sua loja virtual e saiba como criar a melhor etapa de login para o usuário!

Você sabe o que é checkout? Para começarmos é preciso introduzir esse termo. O checkout é o momento em que o cliente finaliza a compra, ou seja, que ele realiza o seu cadastro, calcula o valor do frete junto ao produto e escolhe a sua forma de pagamento.

Mas, porque devemos falar sobre o checkout? Você sabia que mais da metade das vendas são perdidas neste momento? Por isso, é necessário saber o que acontece durante o checkout para ser bem sucedido na hora de realizar vendas.

Para ter um resultado visível, saiba que cerca de 50% à 70% das vendas do e-commerce se perdem nesse procedimento. O que leva o consumidor a repensar sua decisão de compra tão perto de finalizar sua aquisição? Vamos apontar abaixo as principais motivações para que a compra não seja finalizada. Fique com a gente!

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Antes de qualquer coisa é importante deixar claro que não existe uma receita pronta que caso seguida passo a passo, irá definir o motivo do abandono e fará com que ele não aconteça mais. Porém, há maneiras de tornar a jornada do consumidor mais atrativa e simples. Entenda alguns motivos que, segundo a pesquisa realizada pela Baymard Institute, levam os consumidores a desistirem da compra na hora do checkout.

Custos extras muito altos: ao chegar na etapa final de compra o consumidor é surpreendido ao se deparar com taxas altas de frete, cobranças para acelerar o processo de envios, entre outros motivos. Cerca de 61% dos usuários desistem nesse momento.

Obrigatoriedade em criar uma conta: muitos consumidores não se sentem a vontade em criar uma conta fornecendo diversos dados para comprar um produto ou não confiam em fornecer os seus dados pessoais na internet. Essa condição de compra através do cadastro obrigatório faz com que 35% dos consumidores abandonem o carrinho de compra.

Processo de checkout muito longo/complicado: o checkout às vezes, exige os dados do cliente para contato, informações pessoais, dados de pagamento, caso seja por cartão de crédito informações sobre o cartão, criação de um login de acesso a conta e outros. O processo de extensão da compra faz com que 27% dos consumidores se cansem e saiam do site.

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Website teve erros/caiu: durante o processo de navegação o site apresentou erros, e caiu, ou até mesmo ao realizar o processo de checkout ocorreu esse problema. Uma loja virtual instável não transmite confiança para o usuário. A instabilidade faz com que 22% dos usuários desista do processo e busque outras lojas, além de rejeitarem com mais frequência a sua loja após o ocorrido.

Fornecimento de dados: é comum que os usuários usem cartões de crédito para efetuar o pagamento, porém algumas lojas aparecem como não segura fazendo com que o consumidor pense duas vezes antes de adquirir um produto. Cerca de 18% dos usuários acabam desistindo de realizar a compra durante o checkout por não confiar em passar as informações do seu cartão de crédito.

Hora da mudança!

Felizmente, é possível resolver os problemas citados acima com algumas práticas que devem ser realizadas pelo empreendedor antes do processo de cadastro, para tornar a experiência do cliente mais agradável.

Anote aí algumas dicas separadas pelo time da Construsite Brasil para tornar o seu checkout mais atrativo para os usuários!

 

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Como criar o checkout ideal?

Como foi mostrado na pesquisa, 35% dos usuários desistem de realizar a compra quando é exigida a criação de um login. Ter usuários cadastrados em sua loja é uma ótima forma de manter o contato com os possíveis cliente (leads), porém não deve ser a prioridade.

Por mais que a intenção em arrecadar dados dos clientes seja proporcionar uma melhor experiência e criar um vínculo entre o comprador e sua loja virtual, é de extrema importância que o processo seja agradável para o usuário. Veja a seguir como tornar esse processo mais natural e envolvente!

- Possibilite a escolha: durante a compra ofereça a oportunidade do usuário criar um login, mas faça isso de forma espontânea, não exija! Peça apenas um endereço de e-mail para a realização do contato até a entrega e oferecendo boas experiências neste processo aos usuários.

O envio do produto em embalagens bem feitas e o cumprimento de prazos de entrega, fará com que o consumidor, ao pensar em realizar uma nova compra se lembre da sua loja como referência e volte até você.

- Ofereça benefícios em prol do cadastro: uma dica para atrair o usuário a realização do login, é o oferecimento de descontos na próxima compra ou a isenção do frete ao se cadastrar em sua loja e comprar através da conta criada.

Veja que ao oferecer o desconto você está proporcionando uma vantagem para o lead em fazer parte do cadastro de sua loja virtual e não restringindo a compra do produto. De modo geral, consumidores tendem a associar a compra online a velocidade e simplicidade, não decepcione os seus leads e veja a opção de cadastro como um upgrade.

- Login por redes sociais: o cadastro e si não é o problema para muitos usuários, o que causa o desconforto é a demora na realização dele. Disponibilizar a opção de fazer o login através das redes sociais é comum, vantajoso e preferível pelos consumidores.

Nos dias de hoje é comum que os usuários estejam cadastrados por uma conta de e-mail em seus computadores e smartphones ou mantenham o celular logado em alguma rede social. A opção de se cadastrar automaticamente possibilita um acesso rápido e fácil, passando a sensação de agilidade e não criando receio por parte dos usuários.

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- Evite o uso de muitas páginas: o checkout não deve fazer com que o usuário seja redirecionado para diversas páginas, isso pode desanimá-lo durante o processo e sua conexão com a internet pode também não ajudar. Crie um processo simples que pode ser feito em uma única página com campos de preenchimento objetivos.

Dentro do login disponibilize a opção de alterar os dados cadastrais do cliente. Assim, caso ele se sinta à vontade, preencherá os demais dados que você deseja saber de forma natural e sem obrigatoriedade.

- Tenha uma boa plataforma de e-commerce: ainda que você siga todas as dicas anteriores, o seu checkout pode ser comprometido por falhas no sistema. Não deixe que isso aconteça! Existem diversos sistemas e plataformas disponíveis para a criação de uma loja virtual.

Ao realizar a aquisição desse serviço, escolha o que melhor atende a sua empresa e que possua estabilidade para suportar um grande fluxo de visitas em seu e-commerce. Não perca a sua venda no processo final.

A Construsite Brasil é especializada em presença online, oferecendo uma plataforma exclusiva pensada para atender as necessidades de um empreendedor ao se aventurar na internet.

Melhore o checkout da sua loja seguindo todos os passos anteriores e veja o número de cadastros em sua loja virtual crescer juntamente com suas vendas finalizadas.

Converse com a gente e entenda mais sobre o processo!


Leia também os posts: Como aproveitar ao máximo os benefícios de sua loja virtual e Como melhorar a experiência de compra em minha loja virtual para alcançar cada vez mais as vantagens que uma loja virtual pode oferecer!

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