Vender ou conquistar clientes em meu e-commerce?

Para que sua loja se destaque, qual a melhor opção: vender ou fidelizar seu cliente? Confira já!

A cada novo dia, as pessoas estão se tornando autônomas em relação às suas decisões e escolhas de produtos, ou seja, apenas falar as qualidades já não convence mais. Existem diversas maneiras de encontrar referenciais, como por exemplo, descrição da experiência proporcionada, particularidades, fragilidades, críticas e comparativos a respeito de um serviço ou produto disponibilizados a todos.

Ao vivermos em grande conexão pelo meio online, as experiências com empresas e marcas hoje alcançam e impactam muito mais pessoas.

Muitas dúvidas podem surgir em relação a como desenvolver a estratégia de negócio de sua loja. A Construsite Brasil preparou um post para você entender a necessidade de cada etapa no processo de venda e conquista do cliente.
 

Vender

O processo de venda começa a partir da necessidade ou desejo de um consumidor em adquirir determinado produto ou serviço. A função de uma empresa é observar esse movimento e oferecer ao interessado soluções para o seu problema.

Uma empresa que apenas vende os seus produtos está condenada ao fracasso. Assim como o seu negócio está presente no mercado oferecendo soluções para os consumidores, existem diversas empresas que apresentam as mesmas alternativas para o usuário.

O produto ou serviço em si já não é o primordial na venda. Devido a variedade de opções disponíveis, a decisão de compra está associada a muitos outros fatores.

A Construsite Brasil separou algumas dicas para você conquistar os seus clientes e não cair no erro fatal de pensar que apenas vender é importante. Confira a seguir o porquê é crucial para o seu e-commerce estar atento aos clientes.
 

Percepção de clientes

De forma bem simplificada o cliente é aquele que compra seu produto ou utiliza o seu serviço, mas esse pode ainda se dividir em duas categorias: o cliente fiel e o leal. O cliente fiel é aquele que compra em sua loja e tem preferência pelos seus produtos, mas pode ir embora a qualquer momento. O cliente leal é aquele que sempre escolherá pelos seus produtos ou serviços e pela grande satisfação, fará indicações para os demais consumidores.
 

Como conquistar o seu cliente

Uma loja deve com certeza oferecer produtos e serviços de qualidade aos seus consumidores. Mas, é necessário ter em mente que a conquista de clientes ocorre devido a uma série de condições que vão muito além desse benefício. Veja a seguir alguns fatores envolvidos!

- Atendimento de qualidade: seja atencioso com o seu cliente e esteja sempre pronto a respondê-lo. Apresente soluções para os problemas de forma correta, de modo que seja possível colocar em prática e tire todas as dúvidas. Proponha somente o que pode ser cumprido.

- Forneça experiências: como já dito anteriormente, o produto não é necessariamente o que está em primeiro plano, pois existem várias lojas oferecendo produtos similares. Ao buscar por um produto ou serviço o cliente está a procura de experiências.

Entregue para o cliente algo que o faça lembrar da sua loja virtual sempre que ele precisar novamente do produto oferecido. Proporcionar boas experiências influenciam no fato do cliente voltar a comprar em seu e-commerce, além de fazê-lo indicar o produto a outros usuários.

Um exemplo disso é a maneira que o seu produto é entregue ao cliente: embalagem, apresentação da empresa e demais fatores que podem tornar o momento agradável e tão esperado da chegada do produto algo ainda mais emocionante.

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- Se comprometa: se o combinado foi a entrega do produto em até 7 dias, então cumpra. Mostre ao cliente que sua loja é um local seguro, que ele poderá sempre voltar, além de indicar para outras pessoas, esteja sempre a disposição e auxilie no que for preciso.

- Mantenha contato: Após efetuar a compra, confira se está tudo certo, se o cliente ficou satisfeito com o serviço e produto recebidos. Promova um relacionamento enviando para ele e-mail com dicas, informativos e promoções. Invista no contato com a utilização das redes sociais, e em casos confortáveis, peça a indicação de possíveis futuros clientes.

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Então devo me contentar em apenas conquistar os clientes?

Se essa pergunta está passando pela sua cabeça a resposta é: não! Para que uma empresa se desenvolva de forma saudável é necessário que haja um fluxo contínuo entre aquisição de novos clientes e fidelização dos que já compram em sua loja virtual.

Como conquistar novos clientes deve estar sempre pautado em sua empresa. Esse é um objetivo que não deve ser perdido de vista ou deixado em segundo plano.

Observe a seguir algumas dicas para fazer a conversão de um consumidor para seu cliente:

- Atraia: use diferentes recursos como técnicas de SEO, redes sociais, e outros canais para gerar tráfego em sua loja. Se você acabou de iniciar seu negócio, seja paciente e dedique um pouco mais do seu tempo nesta primeira etapa.

Estratégias de divulgação para apresentar sua loja e posicioná-la na mente dos consumidores serão de grande importância e determinará o seu sucesso. Por isso, não deixe de conhecer também alguns conteúdos: Como as redes sociais ajudam o e-commerce? e Cases de empresas que conquistaram consumidores nas redes sociais.

- Envolva: é necessário converter os visitantes em leads (potenciais clientes interessados em mais informações sobre os produtos ou serviços da empresa), adquirindo suas informações. Lembre-se que o cliente está em busca de algo para agregar valor, então ofereça descontos, brindes, entre outros, para que o interesse em sua loja aumente e você consiga dados sobre ele.

- Encante: após atrair e envolver é preciso manter o relacionamento com este cliente. Para conquistar aquele cliente você deve pensar na satisfação dele como foco, fornecendo informações relevantes, atendimento com padrão de qualidade e reafirmar os valores já apresentados da sua empresa e dos produtos oferecidos a ele.

Encantados, esses clientes irão se transformar em divulgadores da sua empresa, pois irão mostrar essa satisfação à outras pessoas.
 

A palavra-chave é equilíbrio

Para o crescimento da sua loja é necessário que você entenda que a conquista e as vendas devem coexistir e não se excluem. Atrair novas vendas é o primeiro passo, e mantê-los é a continuação.

E para isso um exemplo claro:

Por mais que tenha um volume grande de água caindo em um balde, se nele existir vários furos, nunca será possível vê-lo cheio. Assim é a base de clientes de uma empresa. Por mais que seja promissor a entrada de clientes, se estes não forem mantidos, a empresa não alcançará o crescimento desejado.

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Fique atento a movimentação de sua loja, e tente suprir as necessidades de cada cliente. Saiba que focar apenas em vendas ou em fidelização não promoverá um bom desempenho para o seu negócio. Assine nossa newsletter e saiba mais!


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